domingo, abril 08, 2007

Abertura com Casa Cheia!



Iniciou-se o 14o Festival de Teatro de Florianópolis Isnard Azevedo! Mais uma vez a cidade será palco de muitos espetáculos, oficinas, debates, palestras sobre as artes cênicas brasileiras. Um grande painel do que é produzido no Teatro Brasileiro é mostrado ao público que, se repetir o número que compareceu à abertura, lotará os teatros e espaços da cidade.

Para marcar a retomada do festival convidou-se um dos grandes ícones do Teatro Brasileiro para realizar o primeiro espetáculo desta Edição. Denise Stoklos, criadora do Teatro Essencial, apresenta Calendário da Pedra, trabalho solo escrito e dirigido por ela (característica bastante marcante em sua produção).

Calendário da Pedra tem sua estrutura inspirada no poema Book of Anniversary de Gertrude Stein. Uma aparente estrutura de diário que vai narrando, quase que diariamente, os acontecimentos de, segundo a autora, uma pessoa que poderia ser qualquer uma de nós. Mais claramente, o espetáculo parece demonstrar os pequenos acontecimentos cotidianos (ou a falta deles), quase banais até, mas que na somatória acabam refletindo aquilo que chamamos de vida. O tratamento, horas grotesco, horas lírico, dado à essa personagem (que somos todos nós, não esqueçamos disto) nos oferece um espelho claro e contundente sobre nossas escolhas, nossas manias, nossas maneiras de enxergar o mundo. Em alguns momentos o texto lembra algumas brilhantes criações de Dario Fo e Franca Rame.

No todo o espetáculo funciona muitíssimo bem e a platéia sai contentíssima com o que acabou de presenciar. O espetáculo está completamente apoiado sobre o trabalho histriônico de Stoklos que demonstra domínio total da cena e de sua técnica. Os recursos de cenografia, iluminação, figurino e sonoplastia são mínimos, o que torna ainda mais claro a linha da qual ele se deriva: a mímica contemporânea e o teatro dito físico.

O que se pode questionar, sem desmerecer o trabalho apresentado, é a ressonância que esse trabalho alcança na platéia se compararmos com outros trabalhos desta mesma intérprete. Se em Um orgasmo adulto escapa do zoológico, o impacto do seu trabalho mímico era uma grande novidade no Brasil e na América do Sul; em 500 anos - um fax de Denise Stoklos para Cristóvão Colombo o que mais chamava a atenção era a revisão crítica da história do nosso continente; assim como em Des-Medéia era potente a descontrução do mito grego; sem falar em trabalhos mais recente, como Louise Bourgeois: Faço, Desfaço, Refaço e Vozes Dissonantes; é possível nos perguntarmos o que nos traz de tão essencial esse Calendário?


Talvez o festival nos aponte caminhos, ou nos traga mais argumentos para essa discussão.



* Fotos retiradas do site www.denisestoklos.com.br , de autoria de Thais Stoklos.

Nenhum comentário: