segunda-feira, abril 09, 2007

No limite do Bom Gosto!



O Festival de Teatro de Florianópolis segue em seu segundo dia de programação. Neste domingo contou com uma palestra ministrada pelo diretor paulista Francisco Medeiros sobre o Teatro Grupo e o Trabalho Colaborativo no Teatro e com o espetáculo Pequenas Caquinhas do Grupo Antropofocus de Curitiba, PR.

Pequenas Caquinhas é um espetáculo que busca oferecer ao público uma comédia que não se renda ao humor fácil. São pequenas cenas (as tais caquinhas do título) sem nenhuma linha lógica que as una, ou seja, sem nenhuma pretensão de contar uma história e nem mesmo de gerar algum tipo de questionamento crítico. O que temos aqui é um tipo de humor que usa a inteligência dos espectadores para terminar de construir as imagens e as gags, que quase sempre utilizam-se de elementos inusitados ou do nonsense. E o espetáculo vai empurrando o limite desse humor sempre o máximo possível, não desiste enquanto não nos faz pensar "eu não acredito que eles fizeram isso!".

Fica claríssimo que o elenco (Anne Chelli, Danilo Correia, Jairo Bankhardt, Marcelo Rodrigues, Vitor Hugo) e o diretor (Andrei Moscheto, que também atua) sabem manipular todas as técnicas do humor com maestria. Sabe encontrar os tempos das piadas, as pausas, construir as gags e se valer de suas influências (os britânicos do Mounty Python, os argentinos, praticamente desconhecidos no Brasil, dos Les Luthiers, o desenho animado South Park, entre outros) para construir um verdadeiro caldeirão que beira o grotesco e em alguns momentos o mau gosto (sem, no entanto, cair nele!).


Pode-se dizer assim que o espetáculo, sem sombra de dúvida, cumpre seu papel. O que se pode, talvez, questionar é se o papel de puro entretenimento justifica o ritual de ir até o teatro. O público, aplaudindo apaixonadamente de pé, parece dizer que sim. Então, vamos embora comer uma pizza!

* As fotos foram retiradas do site do grupo: www.antropofocus.com.br

Nenhum comentário: